[21] O justo lavará os seus pés no sangue do ímpio?

A Estrela da Redenção
2 min readJun 29, 2020

--

Uma passagem como essa deixa muitas pessoas perplexas: “O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.” (Salmos 58:10)

Mas agora que o leitor viu no post anterior, como a questão da justiça na comunidade era central no profetismo israelita (e por conseguinte na Bíblia Hebraica como um todo), esse tipo de passagem se torna menos assustadora.

Hoje em dia, muito por influência de certas igrejas cristãs, o ‘ímpio’ pode ser visto como alguém que falta na igreja, alguém não ativo dentro de uma denominação cristã, alguém que ingere bebida alcoólica, alguém que não lê a Bíblia, alguém que fuma maconha, alguém que vai em bares ou baladas, alguém que não reza diariamente, e assim por diante. Se você ler o ‘ímpio’ ali dos salmos como algo assim, certamente vai soar algo muito perturbador…

Mas o sentido original que a Bíblia Hebraica se preocupa com o “ímpio” é muito diferente, pois repousa na questão da prática da justiça. Isto é, lida com assuntos MUITO MAIS SÉRIOS do que gente que falta na igreja ou vai num barzinho.

Está falando de gente que ativamente e persistentemente oprime, persegue, agride, mata…. (em várias ocasiões, designa soldados inimigos com toda a brutalidade que a guerra envolve)

Como disse no post n° 17 da série, o livro de Salmos se encaixa na segunda categoria de livros bíblicos, a de livros temáticos que não pretendem expor uma narrativa histórica. Não obstante, eles são uma fonte inestimável para o ‘Sitz im Leben’ (o cenário de vida original) relativo à emergência e desenvolvimento da antiga religião israelita presente na Bíblia Hebraica.

E em grande medida esse ‘Sitz im Leben’ envolve cenários nos quais ser LIBERTO DE OPRESSORES CRUÉIS era tudo o que mais os antigos fiéis israelitas ansiavam.

Gravura “Capricho” nº 63 “ ¡Miren qué graves!” [Olhem que Graves!], Franscisco Goya, 1799.

No próximo post ilustrarei nos Salmos quem são esses ‘ímpios’ contra os quais o fiel bíblico ansiava pela ‘vingança’.

Lista com TODOS os posts do blog (links)

Post Anterior [20] A justiça social no âmago do profetismo israelita clássico

Próximo Post [22] Quem é o ímpio dos salmos?

--

--

A Estrela da Redenção

Releitura existencial da Bíblia Hebraica via existencialismo judaico + tradição judaica e pesquisa bíblica acadêmica. Doutor em Filosofia Valdenor Brito Jr.