[35] Deus CHOROU

A Estrela da Redenção
2 min readJul 28, 2020

--

O profeta Jeremias, que começou a atuar por volta de 630 AEC (2.650 anos atrás), fala do próprio Deus se derramar em lágrimas e chorar por conta da situação do seu povo:

“E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do Senhor foi levado cativo.” (Jeremias 13:17)

“Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim.” (Jeremias 8:21)

“Oh! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.” (Jeremias 8:18–9:13)

Sim, Deus CHOROU.

“Femme en pleurs” [Mulher Chorando], Pablo Picasso, 1937.

E não, isso NÃO é ‘Novo’ Testamento. É o ‘Velho’ Testamento, a Bíblia Hebraica, cuja representação do divino costuma ser caricaturizada como a de um Deus cruel e brutal. Como comentei diversas vezes no blog, isso é uma total mentira. E Jeremias é mais uma prova disso.

Isso reforça os pontos que temos vistos nos últimos posts feitos pelo existencialista judaico R. Abraham Heschel, salientando o ‘pathos’ profético e a antropopatia do divino: o profeta estar sintonizado com os sentimentos de Deus, de modo a sentir o que Deus sente. Jeremias foi entre os profetas aquele que mais chamou atenção para o sofrimento de Deus no mundo.

E Jeremias não fala teoricamente. Este foi o profeta que viu a destruição de Jerusalém, a destruição do Templo Sagrado a morada de Deus (amanhã a partir do pôr do sol é Tishá BeAv, onde isto é relembrado), o exílio do povo sendo levado para a Babilônia, e toda a destruição, violência e desespero de uma guerra total por invasores estrangeiros cruéis e opressivos!

Jeremias viu aquele evento que poderia ter extinguido seu povo, e morreu bem antes de que fosse possível saber se o povo persistiria ou não depois disso. Jeremias tem ‘conhecimento de causa’ para esse tema.

Esse tema do ‘Deus choroso’ não passou desapercebido na tradição judaica. No próximo post comentarei algumas instâncias nas quais isso foi explorado.

Lista com TODOS os posts do blog (links)

Post Anterior [34] Deus Sente? Antropopatia versus Antropomorfismo[Heschel]

Próximo Post [36] O Choro de Deus na Tradição Judaica

--

--

A Estrela da Redenção

Releitura existencial da Bíblia Hebraica via existencialismo judaico + tradição judaica e pesquisa bíblica acadêmica. Doutor em Filosofia Valdenor Brito Jr.