[80] Homossexualidade e Bíblia Hebraica 27- Judaísmo Ortodoxo (e Sefardita Padrão)

A Estrela da Redenção
3 min readDec 14, 2020

--

O judaísmo ortodoxo (entre os judeus askhenazi) entende que a Halacha continua a ser obrigatória para o povo judeu, mesmo que desprovida de ‘imposição pela força’ (detida pelos sistemas jurídicos seculares modernos). E essa Halacha deve ser a clássica, como constante de codificações de Lei Judaica medievais como o Shulchan Aruch. Algumas acomodações ao mundo moderno podem ser admitidas (notadamente na corrente da ortodoxia moderna), mas tenta-se mudar o menos possível.

Shulchan Aruch, por R. Joseph Caro, 1583.

Isso não significa que os judeus ortodoxos concordem em tudo. Existe pluralidade de posições dentro da ortodoxia judaica e alguns rabinos ortodoxos têm posições ‘vanguardistas’ em certos tópicos de Halacha. Mas essa é a ala mais tradicionalista (com alguns grupos dentro dela sendo extremamente tradicionalistas).

A visão mais comum (mas não a única) sobre a homossexualidade no judaísmo ortodoxo askhenazi é a mais restritiva encontrada no judaísmo: seguindo a Halacha clássica (de costume askhenazi) como consolidada ao final da Idade Média, todas as formas de intimidade homoerótica, penetrativas e não penetrativas, masculinas e femininas, estão proibidas para os judeus e judias:

  1. A proibição mais forte se dirige ao sexo anal entre homens por este ser a única relação sexual proibida estritamente falando (por Levítico 18:22 c/c Levítico 20:13);
  2. Os demais atos homoeróticos masculinos estariam proibidos sob uma proibição acessória mais fraca de “não se aproximar de [cometer o ato sexual proibido]”, então eles não são atos sexuais proibidos, mas proíbe-se estes para evitar o ato sexual proibido (já mencionado acima);
  3. Os atos homoeróticos femininos (especialmente aqueles que simulam a relação entre homem e mulher) estariam proibidos sob o objetivo geral de evitar a indecência, mesmo que não envolvam nenhum ato sexual proibido.

A posição sefardita tradicional, que também usa a Halacha clássica (mas sob o costume sefardita), segue a mesma linha geral, contudo, historicamente, na prática ela foi aplicada de forma mais leniente nas comunidades judaicas sefarditas, como expliquei no post [76].

Como afirmei no post anterior, entre os sefarditas não há a divisão em ramos como entre os askhenazitas, por conta de uma política conciliatória: os rabinos tendem a ser mais tradicionalistas, enquanto as comunidades em si podem ser mais ou menos tradicionais, mais ou menos liberais, etc. Desse modo, os judeus sefarditas individualmente podem ter posições que nós classificamos como reformistas, ou como masorti, ou como ortodoxas, mas essas divisões não lhe são ‘nativas’, e sim aplicadas por analogia.

Então, estou tratando a posição sefardita padrão junto a dos ortodoxos askhenazitas por ambos se basearem na Halacha clássica. Mas isso não significa que todos os judeus sefarditas concordem com essa posição.

Na prática, isso significa que entre os ortodoxos costuma haver uma política de ‘don’t ask don’t tell’ em relação aos judeus homossexuais membros de comunidades ortodoxas.

Quanto aos não-judeus, as Leis de Noé que expliquei no post [77] incluiriam a proibição do sexo anal entre homens, mas não os demais atos homoeróticos masculinos nem os atos homoeróticos femininos. Então, aos não-judeus aplicaria-se apenas a proibição do ato sexual proibido de Levítico 18:22 (c/c Gênesis 2:24), isto é, exclusivamente o sexo anal entre homens. (Enquanto é possível e mesmo provável que você encontre ortodoxos que endossem uma postura mais restritiva mesmo para não-judeus que queiram seguir as Leis de Noé — a meu ver mais por razões ‘psicológicas’ do que por razões ‘halachicas’)

Apesar desse panorama restritivo, existem rabinos ortodoxos (e sefarditas tradicionais) com visões vanguardistas em termos da Halacha neste assunto, entendendo-o de forma mais aberta e inclusiva. Inclusive há uma tendência crescente entre a chamada Ortodoxia Moderna de mesmo realizar casamentos homossexuais judaicos! Iremos falar sobre eles nos próximos posts.

Lista com TODOS os posts da série Homossexualidade e Bíblia Hebraica (links)

Lista com TODOS os posts do blog (links)

Post Anterior [79] Homossexualidade e Bíblia Hebraica 26- Ramos do Judaísmo Contemporâneo

Próximo Post [81] Homossexualidade e Bíblia Hebraica 28- Judaísmo Ortodoxo Pró-LGBT

--

--

A Estrela da Redenção
A Estrela da Redenção

Written by A Estrela da Redenção

Releitura existencial da Bíblia Hebraica via existencialismo judaico + tradição judaica e pesquisa bíblica acadêmica. Doutor em Filosofia Valdenor Brito Jr.

No responses yet